Informação Home Contactos Mapa do Site
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Liga dos Campeões: Milan-PSG
Calendário
Ligações
PWN3D BY THE INS4NE
PWN3D BY THE INS4NE

Piscinas Municipais
Serra d'Arga
Caminho de Santiago
Aves de Portugal - Estuário do Rio Minho
Património Natural
Caminha é concelho riquíssimo em termos ambientais, paisagísticos e de recursos naturais. O "Mosaico de Paisagens", a imagem de marca de Caminha, simboliza esta diversidade natural, repartida por praias marítimas e fluviais, serra e matas, que vale a pena conhecer.

Mata Nacional do Camarido

A Mata Nacional do Camarido, mandada plantar por D. Dinis, é um dos locais mais aprazíveis do concelho, ligando a Foz do Minho a Moledo.
Com uma frescura ímpar, marcada pela sombra dos pinheiros, o espaço oferece todas as condições para passeios, a pé ou de bicicleta, e saudáveis momentos de descontracção.
A riqueza ambiental é mantida pela preservação das espécies, como as camarinhas. Nas suas imediações está o passadiço da Nova Praia da Foz, que liga a EN 13 à Foz do Minho, o parque de campismo, o parque de merendas, o parque infantil, os bares, os restaurantes, além de outros equipamentos.

 



Estuário do Rio Minho

O estuário do rio Minho, situado no extremo Noroeste de Portugal Continental e contíguo à vila de Caminha, forma fronteira com a região da Galiza, na vizinha Espanha.
A junção dos rios Coura e Minho, pouco antes da desembocadura no Oceano Atlântico, aliada às características climáticas da região, de forte influência atlântica, permitem a manutenção de uma grande diversidade de habitats. Sapais, juncais, galerias ripícolas, bancos de areia e os campos agrícolas próximos, atraem grande número de espécies.
A lontra é um dos animais que vive neste local, tal como o salmão, uma espécie migradora ameaçada noutros locais. Destaca-se também uma grande diversidade de aves, entre elas, as garças-brancas, garças-reais, borrelhos, corvos marinhos, pilritos, rolas-do-mar, mobelhas, mergulhões e vários tipos de patos e gaivotas.
Pela sua importância ambiental, esta área é protegida, sendo classificada, simultaneamente: Zona de Protecção Especial para as Aves, Sítio de Importância Comunitária, (integrando assim uma rede europeia de espaços com interesse para a conservação da natureza, a Rede Natura 2000), "Important Bird Área" e Biótopo CORINE.
As condições deste espaço atraíram também o homem ao longo dos tempos. Chegaram aos nossos dias embarcações muito peculiares, como as gamelas e os carochos, ainda hoje usadas pelas comunidades piscatórias locais, que vão coexistindo as embarcações de recreio.

 


Rio Coura

Nasce nas serras de Paredes de Coura e junta-se às águas do Minho, em Caminha. Com 50 quilómetros de comprimento, o seu trajecto é amplo e muito interessante. A vegetação é exuberante e variada, o arvoredo é intenso nas duas margens, há sombras frescas e pássaros. Com uma barragem, vários açudes e azenhas, o rio Coura é, não só fonte de energia e de riqueza, mas também um local que propicia bons momentos de prazer. Principalmente no Verão, as azenhas de Vilar de Mouros testemunham a satisfação de muita gente que dispensa as praias marítimas para ali se refrescar e estender ao Sol. As águas cristalinas do rio convidam ao banho.
O rio Coura continua a ser utilizado por várias gerações de campeões nacionais e internacionais de remo, para treinos ou provas de competição.


Rio Âncora

O Rio Âncora nasce na freguesia de São Lourenço da Montaria. O seu curso tem cerca de 19 km, desaguando em Vila Praia de Âncora.
Quem percorrer as suas margens pode admirar paisagens naturais exuberantes, como por exemplo as quedas de água e uma diversidade de fauna e flora, bem como experimentar desportos de rio, como canyoning o hydrospeed.


Praias marítimas e zonas fluviais de recreio

As praias marítimas da Foz do Minho, Moledo do Minho, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão são uma das imagens de marca do concelho de Caminha. Muito frequentadas, oferecem todas as condições para gozar a época balnear em pleno.
A praia de Moledo é uma das mais procuradas da região Norte, recebendo gente oriunda de todo o país, atraída pelos extensos areais e pelo mar, bem como pelas qualidades terapêuticas atribuídas à grande quantidade de iodo ali existente.
Próximo da foz do Âncora, encontra-se a praia da Gelfa, muito popular entre os surfistas.
A Praia de Vila Praia de Âncora oferece também todas as condições para quem gosta do mar. Para além dos extensos areais, do mar e das paisagens, esta praia é ideal para as pessoas com mobilidade reduzida, quer pelo estacionamento reservado, quer pela existência de uma rampa de acesso, com uma inclinação adequada. As características e a segurança dos braços de mar, tornaram-na conhecida por Praia das Crianças.

Para além da beleza natural, estas praias são adequadas à prática de desportos náuticos, como o surf, windsurf, vela, kite-surf e bodyboard.

Além das praias marítimas, o concelho dispõe ainda de boas zonas fluviais de recreio, em Vilar de Mouros, onde o Rio Coura desce tranquilo até ao rio Minho, seguindo o curso deste rio, de Lanhelas a Seixas, terminando na Praia fluvial da Foz e, ainda junto ao Rio Âncora. Nestas zonas fluviais é possível realizar vários desportos náuticos, como o ski, canoagem, remo, passeios de gaivota, passeios de barco de recreio, entre outros.


Serra D'Arga

Situada entre os rios Lima e Minho, a Serra D'Arga constitui a espinha dorsal de uma região que divide quatro concelhos (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Nova de Cerveira e Caminha). Dona de uma inestimável riqueza natural e humana, esta serra tem a beleza rude das pedras e da natureza imaculada.
Quem quiser admirar algumas das mais belas paisagens do Alto Minho, pode tomar umas das excelentes estradas que atravessam a Serra. Para além das três freguesias que adoptaram o nome da Serra (Arga de Baixo, Arga de Cima, Arga de S. João), outras povoações foram-se gradualmente construindo, com formas de vida, tradições e costumes muito semelhantes. São os casos de Dem, Orbacém, Gondar e Vilar de Mouros, entre outras localidades dos concelhos vizinhos.
Na serra podem-se apreciar campos férteis, águas puras, frescas e cristalinas, regos, quedos de água, piscinas naturais, encostas verdejantes, rebanhos de ovelhas e cabras, animais selvagens (coelhos, javalis, raposas e cavalos) e botânica variada - pinheiros mansos e bravos, carvalhos, castanheiros e cedros.


Mata da Gelfa

Localizada a sul do concelho, a Mata da Gelfa desenvolve-se em paralelo com a EN 13 e resulta do processo de transporte de sedimentos fluviais e marinhos, à semelhança do Pinhal do Camarido. A Mata possui grande beleza natural, sendo composta, essencialmente, por pinheiros bravos, dominantes relativamente a outras espécies, como os sobreiros, os pinheiros mansos, os ulmeiros, os plátanos e os choupos.

 
Caminha Turismo 2023, Todos os Direitos Reservados : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :